image

E-mails. POP ou IMAP?

Qual o melhor método para configurar seus e-mails?


Você sabia que ao invés de ficar acessando seus e-emails através do seu navegador, ter que entrar no site, talvez colocar login e senha toda vez que entra, acessar cada janela diferente com cada e-mail diferente que você usa, além de limitações de organização, gerenciamento, edição das mensagens, tipos de letras, tamanhos, imagens, anexos, etc, você pode gerenciar tudo isso, todas suas contas de e-mail em um lugar só através de um programa gereciador de e-mails? Existem vários no mercado (Outlook, Thunderbird, Opera Mail, etc) e nossa vida fica muito facilitada e organizada com a ajuda destes programas. Mas para que isso funcione adequadamente, você deve saber a diferença no tipo de comunicação e sincronismo que você quer que este programa tenha com os seus e-mails, que são os métodos IMAP ou POP. Veja abaixo as principais diferenças entre eles. Veja também como configurar seus emails atraves deste link: http://www.biazottosolutions.com.br).
Vale observar que citamos aqui muito a palavra "computador", pois é o equipamento mais utilizado para esta finalidade e uso nas empresas, mas que na verdade, nosso artigo pode se referir a qualquer tipo de dispostivo que você esteja utilizando, seja um computador, notebook, celular, tablet, etc.


POP e IMAP são dois métodos de configuração de recepção de e-mails, através de programas gerenciadores de mensagens (como por exemplo o Outlook). Veja abaixo as diferenças nos dois principais métodos (protocolos) de configurações.


POP


Basicamente os e-mails configurados no formato POP, ficam salvos de forma definitiva em um arquivo no seu dispositivo (computador, celular, tablet, etc). Este método baixa, faz o download dos emails, podendo manter ou não, uma cópia temporária dos e-mails no provedor por dias pré-determinados. Este modo funciona apenas com a pasta Caixa de Entrada. Caixa de Saída, lixeira, e demais pastas, não são sincronizadas, ficam salvas apenas no seu computador, localmente.


Vantagens:
• Baixando os e-mails para ficarem salvos no seu computador, você descarrega e libera espaço de armazenagem no seu provedor, que muitas vezes tem limite de tamanho.
• Os e-mails ficam em definitivo, por data indeterminada (enquanto você manter o arquivo) no computador.
• Consulta, backup e manipulação dos arquivos e mensagens já baixadas, podem ser feitas mesmo que você esteja sem internet. (Com excessão obviamente, de envio e recebimento de e-mails), pois tudo já estará salvo no seu computador.
• Você consegue manipular o arquivo que contem os e-mails no seu computador com facilidade, fazendo cópia de segurança (backup), transferindo os e-mails para outro equipamento, outro programa, etc.


Desvantagens:
• Tirando os e-mails do provedor, consequentemente ele fica sem esses determinados e-mails, ou seja, outro computador ou acesso via webmail, não encontrará mais estes e-mails retirados. Lembrando que pode-se manter uma data para manter os e-mails no provedor, estes sim, estarão disponíveis.
• POP trabalha diretamente e somente com a Caixa de Entrada. E-mails enviados ou outras pastas criadas, não serão sincronizados com o computador, não são baixados e não são efetuadas cópias. Eles ficam salvos apenas onde foram criados ou enviados.
• Perda dos e-mails caso aconteça algum problema com o arquivo salvo no computador, como infecção por vírus, problemas no hd, etc.



IMAP


Contas configuradas como IMAP não ficam salvas em definitivo no computador. Elas são sincronizadas com o provedor. Oque você fizer em um, sincroniza automaticamente no outro.
Vantagens
• Você pode utilizar seu programa gerenciador de e-mails favorito (Como por exemplo o Outlook) e ele estará sempre sincronizado com a sua conta no provedor, assim você pode configurar e acessar os e-mails de qualquer forma e dispositivo, sempre de forma sincronizada, mantendo as mensagens enviadas, recebidas e todas outras pastas existentes.
Desvantagens
• Todo provedor tem um limite de tamanho de dados. Se você tem um movimento muito grande, ou mensagens guardadas por muito tempo, esse limite pode se exceder, pois as mensagens, ao contrário do modelo POP, ficam sempre salvas no provedor, sincronizadas com o IMAP.
• Esse método gera mais tráfego de dados, o que pode gerar consumo.
• Um acumulo muito grande de mensagens, pode também gerar lentidão na comunicação com o e-mail, pois esse verifica sempre o sincronismo, mudança de mensagens.

Para ajudar você a se decidir


• Quer usar a conta em mais de um dispositivo ou local? IMAP.
• Deseja acessar seus e-mails via navegador? IMAP.
• O limite de sua caixa de correio é pequeno? É menor do que 1Gb? POP.
• Sua internet é lenta, não está sempre acessivel? POP
• O custo de tráfego de dados é alto (internet via satélite, Ppoe remoto, etc)?. POP.


Diferenças entre POP e IMAP

linha abaixo teste


Tags:

imap pop email conta gerenciador emails outlook e-mail, smtp

Compartilhe:

FACEBOOK