image

E-mails. POP ou IMAP?

Qual o melhor método para configurar seus e-mails?

POP e IMAP são dois métodos de configuração de recepção de e-mails, através de programas gerenciadores de mensagens. Veja abaixo as diferenças nos dois principais métodos de configurações.


POP
Basicamente os e-mails configurados no formato POP, ficam salvos de forma definitiva em um arquivo no computador. Eles fazem uma cópia do seu provedor de e-mails e baixam para o seu computador, podendo manter ou não, os e-mails no provedor por dias pré-determinados. Este modo funciona apenas com a pasta Caixa de Entrada.
Vantagens:
• Baixando os e-mails para ficarem salvos no seu computador, você descarrega e libera espaço de armazenagem no seu provedor, que muitas vezes tem limite de tamanho.
• Os e-mails ficam em definitivo, por data indeterminada (enquanto você manter o arquivo) no computador.
Desvantagens:
• Tirando os e-mails do provedor, consequentemente ele fica sem esses determinados e-mails, ou seja, outro computador ou acesso via webmail, não encontrará mais estes e-mails retirados. Lembrando que pode-se manter uma data para manter os e-mails no provedor, estes sim, estarão disponíveis.
• POP trabalha diretamente e somente com a Caixa de Entrada. E-mails enviados ou outras pastas criadas, não serão sincronizados com o computador, não são baixados e não são efetuadas cópias. Eles ficam salvos apenas onde foram criados ou enviados.


IMAP
Contas configuradas como IMAP não ficam salvas em definitivo no computador. Elas são sincronizadas com o provedor. Oque você fizer em um, sincroniza automaticamente no outro.
Vantagens
• Você pode utilizar seu programa gerenciador de e-mails favorito (Como por exemplo o Outlook) e ele estará sempre sincronizado com a sua conta no provedor, assim você pode configurar e acessar os e-mails de qualquer forma e dispositivo, sempre de forma sincronizada, mantendo as mensagens enviadas, recebidas e todas outras pastas existentes.
Desvantagens
• Todo provedor tem um limite de tamanho de dados. Se você tem um movimento muito grande, ou mensagens guardadas por muito tempo, esse limite pode se exceder, pois as mensagens, ao contrário do modelo POP, ficam sempre salvas no provedor, sincronizadas com o IMAP.
• Esse método gera mais tráfego de dados, o que pode gerar consumo.
• Um acumulo muito grande de mensagens, pode também gerar lentidão na comunicação com o e-mail, pois esse verifica sempre o sincronismo, mudança de mensagens.

Diferenças entre POP e IMAP



























Tags:

imap pop email conta gerenciador emails

Compartilhe:

FACEBOOK

Item POP IMAP
Método de recebimento Download Sincronismo
Acessos simultâneos Não Sim
Visualização do conteúdo das pastas Somente Caixa de Entrada Todas as pastas
E-mails enviados Ficam em pasta local Sincronizados na pasta do provedor