image

Hospedagem x Domínio

Oque é e quais são as diferenças?


Alguns usuários têm dúvidas em diferenciar as duas nomenclaturas e serviços, muitos acham que ambos significam a mesma coisa, pois são interligados.


Domínio




Domínio é o registro de um nome. Como seu “espaço” será reconhecido na rede (internet) através de uma nomenclatura, sequência de palavras.


O Seu www.nomedaempresa.com.br, é o seu domínio na internet. Apenas isso. É seu e você paga anualmente para ter o direito de usar esta nomenclatura.


Hospedagem


Hospedagem é o espaço, dentro de algum servidor da internet reservado para armazenar seus arquivos, seu site, seus e-mails e demais serviços, ligados ao nome que você utiliza para o domínio. É o seu espaço de arquivos e serviços on-line, que você e o mundo na internet, acessam utilizando o seu domínio (sua nomenclatura). Normalmente você paga o uso deste espaço, ou seja, da hospedagem, mensalmente para alguma empresa (seu provedor)

Ou seja, domínio é o nome que você utiliza e hospedagem é onde você guarda os serviços e arquivos (site, e-mails, nuvem, etc) que você acessa utilizando deste nome. Quando você digita, por exemplo, o nome de um site na internet (você está digitando o nome do domínio), o navegador reconhece e o leva a acessar este site, que nada mais são do que arquivos guardados em algum provedor de hospedagem pelo mundo.




Na prática, para voce ter o site e e-mails da sua empresa na internet, por exemplo, você deve ter os dois serviços. Você primeiramente registra o nome do seu domínio junto a algum orgão que regulariza os domínios no Brasil ou no mundo (registro.br, godaddy, etc). Com o registro efetuado, você assina algum plano com algum provedor (Biazotto, Uol, Terra, Locaweb, etc) para que você possa colocar on-line o seu site, e-mails e alguns outros serviços disponíveis nos planos de cada provedor.



Tags:

site, dominio, registro, hospedagem

Compartilhe:

FACEBOOK