image

HD x SSD. Vale a Pena? O que significa?

SSD é uma tecnologia de armazenamento mais rápida, resistente e silenciosa, comparada aos tradicionais discos rígidos. E é cada vez mais comum a substituição dos antigos Hd´s pela nova tecnologia SSD. E o resultado é extremamente satisfatório para o usuário final.

A sigla SSD significa Solid State Drive (unidade de estado sólido). A tecnologia não é tão atual assim, ja existe desde meados de 1990, mas só atualmente ela está se expandindo e se popularizando no uso de armazenamento de computadores pessoais.
É formado por circuitos integrados através de memória flash do tipo não-volátil, e não tem um disco em seu interior. Tudo é em forma de circuitos eletrônicos. Nada mecânico como nos HD´s, e por este motivo, são mais silenciosas e resistentes a quedas e choques, por exemplo, onde os hd´s tradicionais são extremamente sensíveis, por terem um sistema bastante mecânico.
Resumindo de forma mais popular, os hd´s funcionam de forma mecânica, disco e agulha, os SSD´s são totalmente eletrônicos, chips, como um pen-drive, por exemplo.
Abaixo temos uma visão interna, para exemplificar melhor:

Claro que ainda assim, mesmo imaginando que a tecnologia e evolução só tragam melhorias e vantagens, claro que em toda nova tecnologia existente temos suas vantagens e desvantagens. De modo resumido, para o uso final, o SSD é infinitamente mais vantajoso, mas tecnicamente falando, o bom e velho HD ainda terá sua importância, segurança e uso.

Sobre os SSD´s:



Vantagens
- Silenciosos;
- Velozes;
- Não são sensíveis a quedas e pancadas como os hds tradicionais.

Desvantagens
- A vida util do ssd é limitada
- A recuperação de dados do ssd, em caso de desastres, é muito mais improvavável.
- Embora como qualquer novidade tecnologica, o preço das novidades sempre tendem a ser bem mais caros, a tecnologia ssd está ficando mais acessivel, mas ainda é razoavelmente mais caro do que o HD.


Tags:

hd disco rígido ssd armazenamento instalação

Compartilhe:

FACEBOOK