image

Seu backup é seguro?

Considera-se um backup, qualquer cópia, duplicação, que seja feita aos seus arquivos, pastas, documentos ou programas do seu computador ou dispositivo com o objetivo de manter uma cópia segura dos arquivos em questão, para que possam ser restaurados ao estado e local original em caso de algum imprevisto.

Mas cuidado! Nem todo backup é seguro. Pior, a maioria dos backups que encontramos nas empresas não estão seguros!


Qual o objetivo de um backup?


A finalidade principal de um backup é proteger seus arquivos contra falhas, infecções por vírus, perda de arquivos, exclusão acidental, etc.. certo? Nem tanto.

Ainda que fossem apenas estes os motivos, a maioria das rotinas de backup encontradas não são seguras.

Na verdade, além destes motivos, devemos considerar: roubo dos equipamentos, incêndio, enchentes, desastres, destruição, acidental ou não, etc.

Qual a melhor maneira de se fazer um backup?

De acordo com os motivos citados anteriormente, chegamos à conclusão que um backup seguro é aquele onde a cópia feita, fique localizada fora do ambiente físico do arquivo original. Ou seja, seu backup tem que ficar fora da sua empresa, da sua casa, na nuvem, em outro equipamento, em outra rede, em outra internet.

Pense, se sua rede pegar um vírus eletrônico de gravidade alta, onde contamine todos os seus computadores e equipamentos, seu backup estará protegido se estiver na mesma rede?

Se você faz o backup no seu hd externo usb, ou em um pendrive, você leva este dispositivo embora todo o dia e mantem uma cópia em outro lugar físico? Enquanto conectado, ele está também livre de vírus?

Caso seu local sofra um roubo, e levem embora seu(s) equipamento(s). Terão roubado seu backup junto? E em caso de incêndio ou alguma tragédia no local?

Por estes motivos a importância do local onde vai ser armazenado o backup e a rotina utilizada para tal finalidade.

Além disso, ele deve estar criptografado e protegido por senha, pois alguns ataques maliciosos conseguem rastrear todas suas ligações de arquivos e atingir tais caminhos. Atualmente, com o maior uso de nuvens, arquivos e sistemas on-line, esta segurança está um pouco mais garantida. Empresas, principalmente as mais conhecidas e de maior porte, utilizam tecnologias de segurança contra eventos, vírus, invasões etc., mas ainda assim, nada melhor do que guardar seus arquivos com você, em um local seguro também, até mesmo porque futuramente você pode querer migrar de empresa, de plano, de nuvem ou de sistema.

No que podemos ajudar?

A Biazotto pode fornecer toda a consultoria necessária para decidir e planejar qual o melhor sistema de backup para cada situação e cenário. Seja através da nuvem, servidores ou dispositivos móveis. Podemos lhe ajudar tanto no estudo quanto na instalação. Esteja de fato seguro, não deixe para perceber o quanto um backup é importante apenas quando você realmente estiver precisando dele.


Tags:

backup nuvem segurança cópia arquivo arquivos

Compartilhe:

FACEBOOK