image

Rede Wi-fi Mesh. Por que é melhor?

Uma rede Mesh é um modelo de rede sem fio wireless (wi-fi) que interliga os pontos centrais que fornecem o sinal, de uma forma diferente, gerando uma rede maior sem diferenciar cada um destes pontos (nós).
Ela funciona com 2 ou mais pontos para que a rede possa ser ampliada de forma muito mais eficiente e transparente para o usuário com uma maior qualidade na conexão.

Para diferenciar uma rede wi-fi padrão de uma rede Mesh vamos comparar os dois seguintes cenários:

Em uma rede wi-fi padrão, um roteador envia sinal wi-fi para um ambiente e conforme a distância aumenta ou encontra obstáculos, este sinal diminui. Para ampliar a área de cobertura é necessária a instalação de um repetidor ou ponto de acesso no meio do caminho. Mas de fato isso não amplia o sinal original, vindo do roteador e sim pega este sinal e o re-envia, muitas vezes até com outro nome SSD (nome da rede sem fio). Isso resulta que no dispositivo que se está recebendo estes dados, deve-se perder a conexao original vinda do roteador e conectar-se (de forma automática ou não) ao repetidor (ponto de acesso).
O sinal sofre variações de amplitude, de potência, perde dados, desconecta de um para conectar-se a outro, sofre instabilidade, etc.
Rede wi-fi tradicional com roteador e repetidor



Rede com pontos centrais Mesh



Em uma rede Mesh isso não acontece, todos os pontos trabalham realmente em conjunto de forma inteligente e formando uma unica rede, maior, com a união de todos os pontos, aumentando a qualidade e a abrangência deste sinal. Caso um dos dispositivos apresente-se off-line, os outros continuam a trabalhar procurando de forma automática a melhor rota para distribuição dos dados fornecidos.


Tags:

wi-fi wireless mesh redes

Compartilhe:

FACEBOOK